Hey, Yuuko!
Cultura

Feliz Ano Novo! Chinês, claro!

Feliz Ano Novo! Chinês, claro!

Calma, você não leu errado e eu não estou atrasada. É que o Ano Novo Chinês nesse ano será comemorado no dia 16/02/2018. Na China, é utilizado o calendário lunissolar, que é baseado nos movimentos do sol e da lua. O ano novo se inicia na noite de lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Essa comemoração é cheia de tradições com significados importantes para a cultura deles. E é fundamental lembrar que, segundo o horóscopo chinês, 2018 é o ano do Cachorro.

Como na nossa cultura, os chineses realizam vários hábitos nesse dia. Na véspera do ano novo, é realizado um jantar de família que costuma ser servido um banquete farto com galinha, frutos do mar, tangerina, arroz moti e macarrão. Cada iguaria tem um significado, a galinha significa prosperidade, os frutos do mar é relacionado a fortuna e a positividade, a tangerina é chamada como laranja da sorte e o macarrão é ligado a vida longa. Também na véspera é organizada uma limpeza geral nas residências e nos estabelecimentos, contas são fechadas e cabelos são cortados, simbolizando o livramento de más energias.

A cor vermelha também tem grande força. Ela significa transformação, a vida, ao movimento, a sorte e também ao amor. Também relacionado a essa cor, no primeiro dia do ano, os mais velhos presenteiam as crianças e os solteiros da casa um envelope vermelho com dinheiro. Esse envelope representa generosidade e boa sorte. Além disso, são acesas lanternas vermelhas e são penduradas na porta da casa durante 15 dias após o Ano Novo.

O horóscopo chinês tem 12 animais, com cada ano sendo representado por um animal, e esse ano, como eu disse no começo, será o ano do Cachorro. Com isso, 2018 será um ano para prestar atenção na parte da segurança e a movimentos conservadores. Porém, conclui um ciclo de 60 anos e o ano do Cachorro de Terra trará um momento de reflexão sobre as condições humanas, despertando a consciência no coletivo.

Não importa a sua forma de comemorar, nós da equipe Hey, Yuuko! desejamos um feliz 2018 pra você, e não perca as novidades que vem por aí.

Suaian

Suaian é uma menina tão confusa quanto o seu nome, é apaixonada por mitologias e sagas literárias. Viciada em cultura pop, tenta acompanhar o máximo sobre moda, música, séries, filmes e livros e é designer nas horas vagas. Adepta do #GirlPower

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *