Hey, Yuuko!
Divã da Ruiva

SuSuColé 04 – Conhecendo vilões: Coringa

Colé!
Eu sou a Susu e pedi ajuda aos leitores da page no facebook Yuuko Kitsune para fazer uma coluna especial e recebi algumas ideias incríveis de temas que, sim, usarei mais pra frente. Vocês são ótimos. Essa ajuda só nos faz bem! Vou começar hoje um projeto que, se der certo, vamos levar pra frente. Obrigada Jefferson Moreira por ter ajudado nessa! Esse é um cantinho nosso então participem comigo! ❤

Vilão querido, vilão raiz, vilão clássico! O palhaço mais famoso apareceu pela primeira vez em Batman 1 no ano de 1940.
Sua origem não se sabe ao certo já que até seu verdadeiro nome é desconhecido nos quadrinhos. Na série de animada Batman: The Animated Serieso e no filme Batman de 1989 seu nome é Jack Napier mas na maior parte das adaptações que mencionam seu passado, seu nome é Jack mas sem falar o sobrenome. Não pode garantir se é real ou não se tratando de Coringa, afinal. Voltando a falar das suas possíveis origens, ao longo dos anos tem teorias e mais teorias aparecendo como a que, Coringa era casado e sua esposa teria sofrido um acidente que deformou todo seu rosto e como prova de amor, ele cortou o próprio rosto mas a mulher não durou muito tempo, morreu. Uma outra versão diz que, ainda menino, o Coringa tinha um pai terrível que se envolvia com drogas e assassinou sua esposa na presença do filho. Achou isso ruim o suficiente né? Não para o pai do Coringa que, não satisfeito com o que tinha feito, virou para o filho e perguntou “Por que está tão sério?” e com uma navalha na boca, cortou todo seu rosto, levando o vilão a se vingar do pai no futuro.

Como mencionei acima, não tem como saber ao certo qual sua origem, ele mesmo diz “se for para ter um passado, que seja de múltipla escolha” deixando essa incerteza sobre, principalmente quando ele mesmo se refere já que teve tantas que nem ele mesmo sabe diferenciar o que aconteceu ou ele imaginou.

A versão mais conhecida é a do autor Alan Moore no clássico “Batman: a piada mortal“, que sustenta ainda a ideia de o futuro Coringa ser um homem casado que trabalhava como assistente de laboratório da Indústria Química ACE, em Gotham mesmo, mas teria abandonado o emprego pra seguir a carreira de comediante, o que não teria sido uma boa troca já que suas piadas não tinham efeito no público. Vendo a burrice que tinha feito e se sentindo um fracassado que não tinha como sustentar a esposa grávida, ele acaba indo pro mundo do crime com a intenção se passar por Capuz Vermelho e levar dois criminosos não muito bons pela fábrica química, para ter acesso a fabrica de baralhos, que era vizinha. Tinha como ficar mais complicada sua situação? Sim já que no dia que tava combinado de acontecer o assalto, sua esposa sofre um acidente doméstico e morre. O futuro Coringa fica mal, obviamente, e já não via mais motivo pra seguir com aquilo mas, sabe quando nossa vó fala que quem anda com porcos farelo come? Então, o viúvo acabou sendo coagido pelos criminosos a manter o plano e justo na “na hora do show” chegam os seguranças da empresa com o Batman e frustam o plano todo, baleando os dois delinquentes e fazendo o homem que se passava pelo Capuz Vermelho entrar em pânico e pular em um tonel de produtos químicos.Vocês acham que ele morreu? Que nada! Ele sai de lá com a pele branca, com cabelos verdes, boca bem vermelha e completamente insano, criando assim o Coringa.

O vilão no início era um assassino frio, mas na década de 1950 aconteceu uma censura nas HQs e com isso o vilão acabou ficando brincalhão, cometendo crimes menos pesados mas isso não durou muito porque em 1971, voltou a ser mau, totalmente psicótico com um senso de humor assustador que se divertia, gozava com a tristeza e a desgraça das pessoas.

O Príncipe Palhaço do Crime” cometia crimes super crueis e sem nenhum tipo de lógica mas, ainda bem que ao longo dos anos, Batman sempre conseguiu segurar um pouco a onda dele, bem, no momento já que o Coringa cometia um crime, Batman o prendia no Asilo Arkham, ele conseguia escapar, cometia mais crimes e ia preso de novo. Isso sempre se repetia. Um ciclo sem fim que criou um elo forte entre eles, um elo de ódio.

Poderíamos ficar todo o dia aqui falando se seus atos enlouquecedores, seja com cidadãos comuns ou com o próprio Batman e é por essa total falta de sanidade e sentimentos o Coringa é um clássico inimigo do Batman e um dos vilões mais famosos do mundo mas quero saber de vocês. O que acham do vilão? Tem alguma coisa que quer falar ou quer que eu acrescente sobre ele? Quer mais posts assim? E uma última pergunta, POR QUE ESTÁ TÃO SÉRIO? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

SuSu

SuSu é uma versão mais louca, criativa e carinhosa de Suellen MB. Tem seu próprio universo e passa mais tempo nele que na Terra. Se encontrou expondo verbalmente suas ideias e projetos para pessoas interessadas. Faz bicos em estúdio de rádio e também elabora roteiros, poemas e músicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *