Hey, Yuuko!
Divã da Ruiva Quadrinhos

SuSuColé 06 – Conhecendo vilões: Arlequina

Colé!
Eu sou a Susu e ouvi criticas positivas sobre a nova proposta “Conhecendo vilões” então estou propondo uma continuidade. Esse é um cantinho nosso então participem comigo! Coração preto grosso

Temos mais de 400.000 palavras na língua portuguesa e não consigo achar uma que defina o que eu estou sentindo por falar dessa vilã. Posso dizer que foi essa louquinha que me fez ter maior interesse por esse universo incrível de heróis e vilões.

Com primeira aparição em Batman: A Série Animada Episódio #22 “Joker’s Favor” (1992) e criada por Paul Dini e Bruce Timm, Harleen Frances Quinzel é o nome verdadeiro da Harley Quinn ou Arlequina, mais uma inimiga do Batman. Sabe quando alguém confunde Marvel e DC e você fica UÉ?? Então, o mesmo acontece quando confundem Arlequina e Arlequim (vilã e mais tarde esposa de Lanterna Verde)Arlequina é Harley Quinn, Arlequim é Molly Mayne. Histórias diferentes! Não somos como minha falecida vózinha que tinha mais de 10 netos, não vamos confundir isso, certo?

A origem da Arlequina é bem curiosa. Na verdade ela só apareceria pequena parte de só um episódio. Sabe aqueles figurantes de novela? Então, ela seria mais ou menos isso, mas os fãs tiveram tanta empatia por ela que os roteiristas a transformaram em uma personagem cativante! Essa é a origem dela, Susu? CLARO QUE NÃO! Só comecei assim pra vocês saberem que ela apareceu antes mesmo de ter uma origem, de fato. Agora sim, vamos a história de vida de Harleen Frances Quinzel.

outra_arlequina

Era uma vez, uma linda jovem que, enquanto na escola, se destacou por sua habilidade como ginasta, habilidade essa, junto com suas ótimas notas, lhe levaram até uma bolsa de estudos para cursar Medicina na Universidade de Arkham.

Ótima aluna, não demorou a começar a trabalhar na psiquiatria de Arkham Asylum. Ao pesquisar os loucos por lá, fascinou-se por um detento em particular. Nem preciso falar quem né? Cheia de 1°, 2°e 3° intenções no Palhaço do Crime, se voluntariou para analisá-lo bem. O processo de insistência durou um bom tempo antes que pudesse tratá-lo. Durante as sessões, Coringa foi ganhando a simpatia de Harleen Quinzel, cantou Molejo para a moça até a seduzir, fazendo-a ficar literalmente louca de amor por ele. As autoridades então começaram a desconfiar da moça. Como o Coringa era capaz de escapar tantas vezes do asilo? Por todas essas suspeitas, suspenderam sua licença e a colocaram em sua própria cela, mas isso não a separou de seu amado já que aconteceu um terremoto em Gotham onde ela conseguiu escapar e se tornou Harley Quinn, a assistente do Príncipe Palhaço do Crime.

Como curiosidade, seu nome tem como base o arlequim. Coringa quem propôs como um trocadilho ao seu nome original, Harleen Quinzel. Isso é visto no romance gráfico criado por Paul Dini e Bruce Timm em fevereiro do ano de 1994, Mad Love.

Voltando a origem, bem, a nossa louquinha virou uma parceira de crime, namorada e até mesmo empregada do Coringa. A relação desses dois é a mais complexa das histórias de amor em quadrinhos. Sua devoção ao vilão a cegam a ponto de atender sorridente todas suas vontades, a impedem de ver o quão abusivo é esse relacionamento, o quão cruel e manipuladora é a forma que ele age com ela. Acho que essa sua cegueira é baseada nos raros momentos que ele se mostra todo amigo e apaixonado por ela. Ela foi a única pessoa que conseguiu invadir o íntimo do Coringa, o conhecer mesmo e podemos ver que isso o deixa desconfortável, confuso, o que levou a tentar matar a sua louquinha mais de uma vez. O que é mais louco nessa história dela (mais louco que eles dois juntos) é que ela acredita que ele faz isso de zoeira, que ele realmente a ama!

coringa e arlequina

Um episódio marcante disso que posso contar é quando o vilão percebe que tinha desenvolvido sentimentos verdadeiros por Arlequina e que isso pode vir a atrapalhar então o que ele fez é o que qualquer pessoa que não quer se apaixonar normalmente faz, amarra a moça num foguete e lança em direção ao céu. Quem nunca, não é mesmo? ¯\_(ツ)_/¯ Mas como dizem que vaso ruim não quebra com facilidade, nossa palhacinha cai em Robinson Park e foi encontrada por Poison Ivy. Não vou entrar em sua relação com Ivy, tenho planos futuro para as bff’s.

fiquem_ligados_damiani

Ai Susu, você só vai falar de DC, só de vilão do Batman ou Superman? NÃO! Só estou atendendo pedidos. Como me pediram muito pra falar dela, estou falando. Se quiser que eu fale de algum vilão, comenta aqui ou peça no Yuuko Kitsune.

Enfim, após se unir ao Coringa, passou a ter uma personalidade que se assemelham ao do palhaço, bem insana, agindo sempre por e com diversão. Em algumas HQs mais atuais, ela é um pouco menos desequilibrada, tem até seus lapsos de seriedade.

Quanto sua aparência, algumas pessoas tavam vendo como está a atriz de Esquadrão Suicida e ela nas HQs mas a verdade é que ela é bastante mutável nesse aspecto. Originalmente, era uma palhacinha de pele branca e máscara preta cobrindo em torno dos olhos e uma roupa predominantemente vermelha e preta, já em outras versões sua roupa foi ficando mais moderninha, sempre mudando e em várias vezes se desfazendo da máscara e a “touquinha”. OUTRO VILÃO QUE POSSO ACHAR SEMELHANÇA! Mas não, ela não foi ruiva, é que ela também já colocou muita química no cabelo! Originalmente é loiro mas já teve mechas pretas e vermelhas, azuis e vermelhas, e até totalmente dividido entre duas cores, depende das versões, mas sua roupa predomina o preto e o vermelho mesmo!

Você acha que “o poder” dela é a submissão que a leva a agir de modo doentio sorrindo? Não meus caros! Como disse, ela possui as habilidades ginásticas e acrobáticas e também força e agilidade soberbas, é uma lutadora imprevisível, imune a maioria das toxinas e beeeeem mais inteligente do que aparenta ser!

Me diz se essa vilã não é uma caixinha de surpresas bem da charmosa?

mais_arlequina

Mas eu oficialmente falei demais dessa vez! Quero saber de vocês. O que acham da vilã? Tem alguma coisa que quer falar ou quer que eu acrescente sobre ela? Quer mais posts assim? Colé, tou LOUCA pra que falem comigo!

SuSu

SuSu é uma versão mais louca, criativa e carinhosa de Suellen MB. Tem seu próprio universo e passa mais tempo nele que na Terra. Se encontrou expondo verbalmente suas ideias e projetos para pessoas interessadas. Faz bicos em estúdio de rádio e também elabora roteiros, poemas e músicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *