Hey, Yuuko!
Cultura d3sc0ntr0l3 Games Música

Jogos que você deveria ouvir #2 – Life is Strange

Saudações a Todos,

Para a segunda matéria do quadro, trago uma experiência que tive recentemente. Se, de um lado, temos jogos com composições de alto nível autênticas, do outro, temos jogos que acertaram em cheio na escolha das músicas licenciadas que compuseram sua obra. E Life is Strange é um desses. Com uma playlist indie e folk, o jogo atraiu muitos fãs não só pela história, mas também pela identificação com os personagens e pela trilha sonora bem selecionada. Portanto, minha proposta para esta matéria é “desprender” as músicas do jogo e falar um pouquinho mais dos artistas por trás das obras e, é claro, livre de spoilers!

Porém, fica o alerta: Não revelarei nenhum detalhe importante do enredo do jogo, mas se para você ouvir as músicas do jogo antes de jogá-lo conta como spoiler, então pare aqui mesmo, desfrute da trilha enquanto joga e depois volte aqui para conversarmos! o/

Hora da Historinha!

Resultado de imagem para life is strange

Lançado em 2015 para PC, Xbox e Playstation, a história do jogo é construída em cima de um clássico efeito borboleta. Maxine Caulfield (Max), nossa protagonista, é uma estudante de fotografia em uma universidade na cidade fictícia de Arcadia Bay que vem tendo estranhos sonhos sobre um tornado que destruirá sua cidade. Em seguida, após um certo evento, ela descobre que possui a capacidade de voltar no tempo. Com esse poder, ela passa a procurar maneiras de impedir que essa catástrofe chegue em sua cidade. Não só para isso, ela também usa seus poderes para resolver situações sérias, incômodas e às vezes cômicas envolvendo seu ciclo de amigos e professores. Certamente, suas escolhas poderão, ou não, interferir nas consequências de outros acontecimentos seu redor. Será que você vai ser capaz de agradar (ou salvar) a todos?

O jogo é dividido em 5 episódios disponíveis na Steam, Xbox Live e PSN e podem ser comprados separadamente ou todos e uma vez. O episódio 1 é gratuito!

Setlist

Agora sim, vamos conhecer melhor as músicas do jogo e seus artistas:

To All Of You – Syd Matters 

Syd Matters é uma banda de Paris, França, que iniciou suas atividades no começo dos anos 2000. Curiosamente, o nome da banda, que é um pseudônimo do frontman Jonathan Morali, é um jogo de palavras com o nome de dois membros da banda Pink Floyd: Syd Barret Roger Waters. To All Of You também fez parte da trilha sonora do seriado estadunidense The O.C. (s03e23).

Crosses – José González 

José González é um cantor de ascendência argentina, mas que nasceu em Gothenburg, Suécia e também iniciou sua carreira musical no começo dos anos 2000 no cenário punk hardcore, bem diferente do estilo atual. González também fez muitas parcerias com bandas e DJs europeus, além de ter ganhado prêmios com a repercussão de seus discos. Assim como To All of You, Crosses também apareceu no seriado The O.C. (s02e24).

Santa Monica Dream – Angus and Julia Stone 

O dueto é um casal de irmãos de Newport, Australia. Antes em seus projetos solo, começaram a trabalhar juntos em 2006. Lançaram seu primeiro disco como dueto em 2007, A Book Like This. Em 2010, lançaram o disco Down the Way, que possui o seu maior sucesso até aqui, Big Jet Plane, e a própria Santa Monica Dream. Após algum tempo separados, a dupla voltou a se apresentar junto em 2015 e seguem trabalhando.

Piano Fire – Sparklehorse 

Sparklehorse foi uma banda de Virgina, EUA que estava ativa de 1995 até 2010, quando seu líder Mark Linkous infelizmente cometeu suicídio. A música foi lançada pelo disco It’s A Wonderful Life, lançado em 2001.

Obstacles – Syd Matters 

Outra bela canção da banda francesa, Jonathan Morali também trabalhou nas obras originais do jogo.

Mt Washington – Local Natives 

Local Natives é uma banda da California, EUA, em atividade desde 2005 e já lançaram três discos: Gorilla Manor (2009), Hummingbird (2013) e Sunlit Youth (2016).

Essa música é a minha predileta do jogo. É uma pena nem ela, nem o album, estarem no Spotify 🙁

Something Good – alt-j 

alt-j é uma banda de Leeds, Inglaterra, formada em 2007. Ela tem esse nome por causa símbolo Δ (delta), caracter que pode ser digitado no Mac ao pressionar as teclas option+j. É uma das bandas mais conhecidas da trilha e também que mais ouço das que estão nesta lista. Também indico Matilda, canção inspirada na garotinha interpretada por Natalie Portman no filme Leon, o Profissional.

Got Well Soon – Breton 

Fundada em 2007, a banda de Londres, Inglaterra, faz um som indie, industrial e experimental. A banda possui diversos EPs, além de dois discos: Other People’s Problems (2012) e War Room Stories (2014).

Lua – Bright Eyes 

Bright Eyes foi um trio de Nebraska, EUA, que esteve em atividade entre 1995 e 2011, com oito discos lançados, turnês com Bruce Springsteen e REM e muitos eventos de engajamento político e social.

The Sense of Me – Mud Flow 

Mud Flow é uma banda de Bruxelas, Bélgica, em atividade entre 1998 e 2010, mas que retornaram em 2014 para uma turnê. A banda gravou um EP e quatro discos durante seu tempo ativo.

Mountains – Message to Bears 

Message to Bears é o pseudônimo do músico Jerome Alexander, de Oxford, Inglaterra, em atividade desde 2007. Jerome já lançou três EPs e quatro discos, sendo o mais recente lançado em 2016: Carved From Tides. Mountains pertence ao álbum Folding Leaves (2012) e é outra canção memorável do jogo!

In My Mind – Amanda Palmer 

Amanda Palmer é uma cantora de Nova Iorque, EUA, com um longo tempo de estrada. Ativa desde 1989, Amanda já lançou inúmeros EPs, discos de estúdio, discos ao vivo e colaborações, além de ter recebido diversos prêmios e honras. Ela possui uma carreira realmente longa e respeitosa!

Kids Will Be Skeletons – Mogwai

Mogwai é uma banda de Glasgow, Escócia, em atividade desde 1995. A banda já possui uma certa fama e lançou nove discos, um no mês passado, Every Country’s Sun, além de terem marcado presença em outras obras, como no filme Miami Vice, com a música Auto Rock, e também compuseram a trilha sonora do documentário Zidane: A 21st Century Portrait.

Spanish Sahara – Foals

Foals é uma banda de Oxford, Inglaterra, em atividade desde 2005 com quatro discos de estúdio, além de 19 singles. Spanish Sahara também ganhou o prêmio de melhor canção pela NME Awards em 2010. Atualmente, eles estão gravando sob o selo da Warner Bros Records.

Conclusão

Resultado de imagem para life is strange

Life is Strange pode possuir uma história clichê para alguns, mas a experiência musical de qualidade é indiscutível. Quer se aventurar no universo indie/folk? Pode começar com esse jogo! Muitas das bandas ainda são muito desconhecidas ou até novas: a grande maioria só começou suas atividades na segunda metade da última década. Por isso, foi bem difícil coletar informações sobre algumas delas, ainda mais por se originarem do cenário independente. Mas aqui estão elas e você pode ouvi-las no jogo, ou nesta playlist do Spotify. Curtiu alguma banda em especial? Aproveite para conhecê-las mais a fundo!

Curtiu esta matéria? Dê uma conferida na que eu fiz sobre Donkey Kong Country também!

Encore

Além do original, foi lançado recentemente o primeiro episódio de Life is Strange: Before the Storm, que se passa três anos antes dos acontecimentos do primeiro jogo. Ele está contando com uma trilha sonora exclusiva da banda Daughter, trio de Londres, Inglaterra, que, apesar de terem começado a tocar apenas em 2010, estão fazendo um sucesso surpreendente e suas composições já marcaram presença em séries como Teen Wolf, Grey’s Anatomy e The Vampire Diaries. A banda também possui uma boa quantidade de fãs no Brasil!

Até a Próxima! o/

cxgx

Sou um cara qualquer que gosta de bancar o observador do universo. Passo metade do tempo vivendo e a outra metade tentando entender o sentido da vida. Curto jogos, animes, pixelart, quebra-cabeças, sou aspirante a músico e acompanho o time do Flamengo nas horas vagas. Estou sentindo o cheiro do hepta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *