Hey, Yuuko!
d3sc0ntr0l3 Games Música

Jogos que você deveria ouvir #3 – VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action

Saudações a Todos,

Resultado de imagem para vall hall a cyberpunk

O nome do jogo já diz bastante. Desenvolvido pela venezuelana Sukeban Games, VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action é uma visual novel que se passa em um futuro distópico dominado por tecnologia avançada, grandes corporações, milícias e seres humanos sem nenhuma esperança de vida. Nesse cenário, você entra na pele de Jill, uma moça que mora sozinha em um apartamento com seu gato de estimação e trabalha como bartender no bar VA-11 Hall-A (leia: valhala), o mesmo do título do jogo.

Sua jogabilidade é simples: embora seja um bar pequeno, VA-11 Hall-A atrai os clientes mais excêntricos com as diversificadas histórias de vida. Com eles, você pode aprender muitos detalhes sobre os próprios personagens, a cidade e o universo do jogo. E, diferente do conceito básico de visual novels, essa interação não acontece por meio de opções de diálogos, mas sim por meio das bebidas que você serve aos clientes! Enquanto alguns pedem um determinado drink, que você prepara de acordo com os tutoriais in game, outros poderão fazer pedidos mais vagos ou misteriosos, deixando o que servir a seu critério e bom conhecimento de bebidas.

Esteticamente, VA-11 Hall-A é um jogo absurdamente bonito com um pixel-art e paleta de cores muito bem designadas para o tema cyberpunk, além de uma interface inspirada no saudoso PC-98, computador muito utilizado para jogos de aventura point and click no Japão.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O jogo está disponível na Steam, para Windows, Mac e Linux, e há previsão de um port para PSVita e iPad, porém sem data.

Agora, vamos falar da música!

VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action traz uma belíssima trilha sonora new wave produzida pelo compositor Michael Kelly, sob o pseudônimo de Garoad. De Alabama, EUA, Garoad não só fez a trilha original do jogo como também produziu outros materiais solo no mesmo estilo. Todas elas estão presentes no seu Bandcamp e Spotify.

Para um jogo com esse tipo de ambientação, o gênero musical não podia ser outro. E o melhor de tudo? Você pode ouvi-las a qualquer momento! No jogo, antes de cada dia (ou melhor, noite) de trabalho, você prepara uma jukebox com 10 canções, dentre todo o repertório, que você deseja ouvir durante o expediente. Algumas músicas não estarão disponíveis de primeira, sendo desbloqueadas somente depois de certas ações no jogo, mas todas são de primeiríssima qualidade. Se eu não estou enganado, a música que você põe pra tocar durante alguns diálogos pode ter influência sobre ele.

Minhas prediletas, e que sempre colocava na minha jukebox, eram: 

  • A Neon Glow Lights The Way;
  • Every Day Is Night;
  • Drive Me Wild;
  • All System Go;
  • A. Rene;
  • Nighttime Maneuvers;
  • Your Love Is A Drug;
  • Snowfall;
  • Dawn Apporaches;
  • Digital Drive.

Conclusão

KATO.gif

VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action é um jogo perfeito pra você relaxar em um começo de madrugada. A experiência musical e “gamística” também pode ser muito bem apreciada com bons petiscos e drinks. A atmosfera é maravilhosa e vai conquistar seus olhos, ouvidos e coração!

Time to mix drinks and change lives!

cxgx

Sou um cara qualquer que gosta de bancar o observador do universo. Passo metade do tempo vivendo e a outra metade tentando entender o sentido da vida. Curto jogos, animes, pixelart, quebra-cabeças, sou aspirante a músico e acompanho o time do Flamengo nas horas vagas. Estou sentindo o cheiro do hepta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *