Hey, Yuuko!
Games overwatch

Mercy e a probabilidade de ser vilã em Overwatch

Depois de um considerável tempo juntando o máximo de provas possível sobre a posição de Mercy na lore de Overwatch, trago alguns questionamentos sobre que ela seja possívelmente vilã do jogo. Como gosto de “futucar” e estudar a história, as características, semiótica e outros similares, peço que leiam com carinho e debatam comigo quem Mercy realmente é.

Conversando com amigos na faculdade que jogam Overwatch, alguns indagaram o que eu acho ser viagem demais: O posicionamento dela na tela inicial ao lado dos “maus” como Reaper, Widow, Hanzo ( levando em consideração seu clã. Não sabemos o posicionamento real dele), Reaper e Junkrat. Há quem acredite que não seja coincidência isto.

Enfim, independente desse detalhe…quem é Mercy?

overwatch___mercy_battle_angel_by_youknowwho77-da287m3

Um anjo da guarda para aqueles em seus cuidados, Dra. Angela Ziegler é uma curandeira sem igual, uma cientista brilhante e uma defensora convicta da paz.

Ziegler se tornou a chefe de cirurgia em um proeminente hospital suíço, antes de ser pioneira em avanços no campo da nanobiologia aplicada, que melhorou radicalmente o tratamento de doenças e ferimentos mortais. Foram estas perícias que atraíram a atenção da Overwatch.

Com o falecimento de seus pais devido à guerra, Ziegler se opunha à abordagem militar da organização em manter a paz mundial. Por fim, ela reconheceu que a Overwatch oferecia a ela a oportunidade de salvar vidas em uma escala muito maior. Como chefe das pesquisas médicas da Overwatch, Angela buscou alavancar seu trabalho de cura na linha de frente, em situações de crise. O resultado foi a armadura de resposta rápida Valquíria, a qual a própria Ziegler pilotou em diversas missões da Overwatch.

Apesar de suas contribuições para a Overwatch, ela se estranhava constantemente com seus superiores e com os objetivos globais da instituição. Quando a Overwatch se dissipou, Ziegler se dedicou a ajudar aqueles afetados pela guerra.

Apesar de passar a maior parte do tempo cuidando dos que tudo perderam nas áreas em crise ao redor do mundo, pode-se contar com a Dra. Ziegler para usar sua armadura de Valquíria sempre que inocentes estiverem em perigo.

Mercy-Genji-Reaper (de novo)

0f84a41c96464f1c0592e8be5704c388

Uma boa parte da evidência de que Mercy não é tudo o que parece ser são suas intenções em interações com Reaper. Alguns de vocês podem ou não estar ciente da sua história, então vamos passar um pouco isso, mas caso queiram saber mais sobre a questão Mercy, Genji e Reaper sem esta teoria é só clicar aqui.

Após todo o incidente que levou o fim da Ovewatch, Gabriel Reyes (o Reaper) foi gravemente ferido e dado como morto. É fortemente implícita através de seus diálogos no jogo que Mercy é responsável por salvar a vida de Reyes e transformá-lo no que ele é hoje :

  • Mercy: O que aconteceu com você ?!
    R: Você me diz, Doutora.
  • M: Isso não é o que eu pretendia para você, Reyes.
    R: Você sabia exatamente o que você estava fazendo.

Reaper parece ser da opinião de que Mercy fez o que fez para ele de propósito. Afinal de contas, lembrem-se dos comportamentos nada agradáveis de Reyes e a Blackwatch em questão. Fora a mania dela de sempre questionar autoridades e suas ordens.  Mas o que ela fez exatamente, a bio oficial de Reaper nos dá uma pequena dica:

“Sobreviventes descreveram uma sombra negra, vagando como fantasma pelos campos de batalha mais infernais. Os poucos corpos recuperados daqueles que ele assassinou são pálidos, vazios e sem vida, com suas células apresentando sinais intensos de degradação. É possível que ele seja o resultado da falha de um experimento genético, que força suas células a se degenerarem e regenerarem simultaneamente, em uma velocidade ultra acelerada.”

Oh, céus! Sim… ela o transformou em algo horrendo. Reaper está certíssimo e Mercy literalmente fez isso de propósito. Algo terrível a se fazer para uma pessoa, porém…

overwatch__4___mercy__by_adeptusinfinitus-daad89t

Sabemos que Ziegler é certamente capaz de trazer pessoas de volta dos mortos, ou resgatando-os  perto da morte – Genji e o seu estado atual ciborgue através das intervenções de Mercy. O Shimada mais jovem estava completamente destruído pelo seu irmão que não havia dúvidas para ele de que o tinha matado definitivamente, mas mesmo assim ela salvar o transformando em grande parte robô. Talvez teria sido mais gentil deixar Genji receber os braços da morte em vez de submete-lo a um procedimento altamente experimental que o transformaria em uma abominação terrível, fazendo com que ele se odiasse por anos, ou seja, no mundo de Overwatch onde robôs são objetos de guerras e movimentos de direitos civis, é uma tristeza que ele seja a junção dos dois. Oh, Genji…

Mas não, soldados para a Overwatch são necessários  e o mais importante de tudo é que a organização precisava da informação valiosa que Genji tinha sobre o clã Shimada, a maior entidade criminal que eles precisavam encerrar. Logo, transformá-lo em ciborgue seria ótimo, servia ao seus propósitos. Parabéns, Mercy.

Agora imaginem Reaper, lidando com isso por todo esse tempo e PLENAMENTE CONSCIENTE das situações de Mercy na Overwatch. Ela gosta de experimentar seus testes em pessoas morrendo ou mortas com métodos extremos na justificativa de salvá-los. Independente de seus desejos pessoais, porque ela realmente quer salvar vidas (principalmente pós-morte)? Porque a Overwatch autorizou essas ideias? Talvez, mas o juramento médico tem um limite.

Mas vamos descansar um pouco sobre o passado e ver o presente?

Atualmente sabemos que Reaper ressente de seu status atual como uma figura fantasmagórica e culpa Mercy e em seu perfil oficial é fato de que ele é o caça agentes antigos da Overwatch que busca eliminar.  Para aprofundarmos, vamos dissecar os trailers.

  1. No trailer cinematográfico, Reaper e Widowmaker lutam contra Winston e Tracer em relação a Doomfist em Numbani.
  2. No “Recall”, Reaper é mostrado com Winston para fazer o download dos dados de contatos atuais para agentes Overwatchs já antigos.
  3. Em “Alive” Widomaker, que está trabalhando com Reaper, tenta assassinar um proeminente defensor das relações entre omnicos e humanos, oque foi bem sucedido apesar das tentativas de Tracer de impedi-la. Tracer, triste e confusa, pergunta o motivo e uma risada deixa uma incógnita para todos.
  4. Em todas as cinemáticas do Reaper, ele nunca mostrou interesse em matar os dois agentes da Overwatch mais “atuais”, que são Winston e Tracer. Inicialmente não, porém eles são uma peça-chave para os objetivos dele, que é a caçada aos ex-agentes.
  5. Durante Recall, nenhum dos homens do Reaper tentam matar Winston, mas tentam desarmá-lo. Reaper o conhece perfeitamente já que trabalharam por anos e o nocauteia, ao invés de matá-lo com um tiro.
  6. Há quem diga que Reaper conseguiu hackear as informações do computador de Winston pegando o necessário. Ele só precisava de tempo para que tudo concluísse. Chegando em 99%, Athena diz que colocou o vírus em quarentena. Teria de fato o vírus embora após isso?

Ok, Yuuko. Onde Mercy entra neste enrolo?

Tenho certeza que a prioridade era forçar Winston a usar o “recall” para obter a localização exata de Mercy.  Ele não está realmente investindo apenas em matar agentes, mas sendo calculista a cada ato seu e atrapalhando eles, porém o único agente que ele tem uma antipatia pessoal além de Morrison é Ziegler, por ser responsável pela sua condição, sua maldição.devil_mercy_by_medcorn-da81t73

  • Reaper sabe o que ela realmente é?
  • Ele quer impedi-la além de se vingar?
  • O que ela está fazendo todos esses anos?
  • E se ele só procurava Mercy e queria o banco de  dados apenas pra isso?

Outros pontos interessantes:

dark_mercy_by_bishton-d9l24pp

  • É interessante o local onde ela se situa: Fronteira com o Iraque/Irã. Não temos qualquer informação sobre essa região mas temos um mapa atual que aparenta ser por aquelas regiões (nas quais eu ainda não vi interações entre eles por ter lançado enquanto estou escrevendo esta matéria).
  • Em sua biografia afirma que ela vai para zonas de guerra propositalmente para ajudar as áreas de conflito saturadas, então manterei os olhos bem abertos em tudo isto.
  • Mercy tem comportamentos no mínimo duvidosos com outros heróis, como Reinhardt, Pharah e Mei. Com o vovô, desencoraja ele a lutar. Com a filha de Ana, diz que a mãe teria orgulho, o que é uma mentira. Com Mei, fala sobre ela ser conservada em beleza, mas logo é rebatida pelo questionamento da chinesa.
  • Ela parece ter a “síndrome do Messias”, onde se considera a salvadora de tudo e todos com uma altivez e soberba terrível. E com piadas bem sem graças sobre ser a única a curar ali, mesmo com outros healers.
  • Pense nisto: Você é um médico infernal obcecado pela morte e em desvendar segredos do corpo humano para seus próprios interesses. Que ligar é melhor para encontrar vítimas dispostas ou incapazes de protestar contra para seus experimentos? Campos de batalha.
  • Mercy : Você sabe, Ana … existem procedimentos que pudéssemos olhar para para reparar o seu olho.
    Ana : Você é muito gentil, mas estou confortável com quem eu sou agora. É um bom lembrete.

E não para por aqui! A segunda parte da matéria será lançada em breve!

 

 

 Nota: Grande parte das informações  foram extraídas do Reddit.

 

 

 

Yuuko Kitsune

Yuuko Kitsune é uma elfa paladina viciada em comida japonesa. Amante de diversas culturas antigas e entusiasta da cultura pop, em especial a oriental. Dentre Quadrinhos, Livros e Desenhos, é uma bem chata em suas escolhas pessoais no que envolve jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *