Hey, Yuuko!
Games overwatch

Orisa e a ligação com a cultura Iorubá

Orisa e a ligação com a cultura Iorubá

Olá queridos heróis!
Antes de mais nada, gostaria de dizer que sou uma apaixonada por história desde pequena e muita das vezes, isso me faz associar coisas que muitos talvez não conheçam, tal como fãs de outros estudos e ciências quando percebem referências. Provavelmente pelo tempo alguém já tenha preparado algo similar, porém gostaria de deixar minhas pesquisas com vocês enquanto trabalhava.

A primeira coisa que me fez associar a cultura iorubá à personagem nº 24 foi o seu ícone, que lembra certas artes e máscaras feitas pelo povo dessa cultura tão presente no sincretismo religioso brasileiro:

orisa-overwatch-culture-by-heyuuko-brazil

 

Os Iorubás configuram uma das mais significativas culturas da história do continente africano; eles estão localizados na região sudoeste da Nigéria e no sul do Benin, onde se concentra uma minoria. Afirmam os historiadores que os domínios iorubás se desenvolveram ao longo da margem sul do rio Níger.

grupoafro

Este povo encontra sua procedência primitiva em um núcleo aborígene ancestral, posicionado em torno da cidade de Ifé, antes de ser subjugado pelo guerreiro Oduduwa, considerado o criador desta civilização, e por seus seguidores. Os povos africanos se apoiam integralmente no poder da oralidade, a qual, no caso das tradições iorubás, se mantém ao longo dos séculos no interior dos Poemas Sagrados de Ifá, de onde este povo extrai a base fundamental para preservar seu legado, mesmo distante do lar, nas Américas, especialmente no Brasil.

17105738_1668622703153264_778964222_o

Apesar de aparentemente Efi Oladele ser de Numbani, seu nome e todo seu trejeito deixa claro que ela carrega e representa consigo toda a cultura, começando pelo seu nome Efi “bonita” e Oladele “riqueza que retorna ao seu lar” em tradução livre.

s Versos Sagrados de Ifá constituem o meio essencial para se entender o Cosmos, a cultura, a religiosidade, a educação, a poética, a dança, o9PVE5QG7BKO61487642137792 legado musical, a estrutura político-social, as interações sociais, a configuração do perímetro urbano, o meio-ambiente, a relação com os ancestrais e a ciência praticada pelos iorubás.

Dentre os elementos presentes nesta obra-prima da oralidade iorubá estão os Oriki – evocações; os Orin – cantos; os Orin-Esa – cantigas em louvor aos ancestrais masculinas; os Orin-Efe – canções dirigidas às ancestrais femininas; as Aduras – orações; os Ibás – saudações. Nos poemas maiores, os Iremoje e os Ijala, estão preservados os elementos mais significativos da trajetória mitológica deste povo.

ioruO cosmo iorubá é arquitetado em uma estrutura quádrupla, daí os sacerdotes serem também enquadrados em categorias que correspondem a esta visão de mundo. Os babalaôs dirigem o culto a Ifá, na dimensão da interação humana; os babalorixás e ialorixás – pais e mães que presidem as iniciações no orixá – lideram a adoração a estas divindades; os babalossaim – símbolos da paternidade – são os responsáveis pelo culto a Ossaim, a esfera das folhas, representantes da Natureza; e os babalojés/ babaojés – que protagonizam os pais na veneração aos ancestrais da linhagem masculina – comandam a adoração aos mortos.

Dessa explicação, podemos tirar que a segunda associação foi o anúncio do nome Orisá, que é claramente uma referência aos orixás, são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos. Com toda certeza, foi uma lindíssima homenagem as raízes ancestrais de Efi. 

Sem Título-1

Esses pequenos detalhes só reforçam o meu carinho e mostram toda a atenção que a Blizzard tem com cada cultura. Em especial, sabemos que há pouquíssimos jogos que mostrem a cultura africana – além do Egito – e toda a sua riqueza. Creio que assim como aquela Eyak, que fez um post maravilhoso e emocionante agradecendo a empresa por se lembrar e trazer a memória sua cultura que está em extinção, o povo que cultiva e vive a cultura Iorubá, suas memórias e histórias também se sentem extremamente gratas, ainda mais com toda a simbologia por trás e com o carinho e importância que a Blizzard tratou Efi e Orisa.

Aplausos, Blizzard.

Yuuko Kitsune

Yuuko Kitsune é uma elfa paladina viciada em comida japonesa. Amante de diversas culturas antigas e entusiasta da cultura pop, em especial a oriental. Dentre Quadrinhos, Livros e Desenhos, é uma bem chata em suas escolhas pessoais no que envolve jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *