Hey, Yuuko!
d3sc0ntr0l3 Games

Quais são os tipos de Pokémon mais eficientes? (Análise Matemática)

Saudações a Todos,

Estou de volta para debater sobre uma dúvida que sempre tive sobre o universo Pokémon: qual o tipo, ou combinação de tipos, que são mais fortes? E os mais resistentes? Para chegar a essa conclusão, contarei com a ajuda dos seguintes recursos:

  • MatLab – Para fazer o algoritmo de todos os cálculos árduos e repetitivos;
  • Excel – Para melhor visualização e ordenação dos resultados obtidos;
  • TEMPO LIVRE. MUITO TEMPO LIVRE – Porque nenhum ser humano com responsabilidades teria tempo pra fazer isso por livre e espontânea vontade. Não sejam como eu. Sejam um membro produtivo da sociedade! (ou não…)
  • Dados e Imagens do Bulbapedia – Usarei eles como base para fazer as contas desta matéria;

A Matriz de Efetividade

Primeiramente, precisamos criar a matriz relacionando os tipos e a efetividade de ataques a favor e contra esses tipos. Com a ajuda da tabela do Bulbapedia, pude criar a matriz dentro do algoritmo no MatLab:

typechartprint1

Espero MUITO não ter errado nenhum número nessa diagramação porque não estou afim de fazer tudo de novo! Foi trabalhoso, mas essa matriz era o coração do nosso algoritmo e essencial para a execução do próximo passo.

Análise de Eficiência entre Todos os Tipos

O passo seguinte era o principal e o mais complicado de todos: Analisar a eficiência ofensiva e defensiva de todas as 171 combinações de tipos possíveis. Para isso, foi criado um algoritmo de cálculo, comparação e contagem que funcionava da seguinte maneira:

  • Calculava-se a efetividade dos tipos atacantes I e J com os tipos defensores K e L (Onde I=K e J=L para Pokémons adversários de mesmo tipo e I=J e K=L para Pokémons de tipo único);
  • Ela era calculada multiplicando a Efetividade para cada tipo (Pokémons do tipo Água/Terra por exemplo não recebem dano Elétrico pois ser do tipo Terra lhes concede imunidade, mas recebem 4x mais dano de Grama pois tanto Água quanto Terra são fracos contra esse tipo);
  • Em seguida, comparava-se as efetividades de cada tipo usando a lógica OU. Isto é, bastava que pelo menos um dos tipos fosse eficiente para ele ser considerado eficiente, mesmo o outro não sendo;
  • Após a comparação, era contabilizado as vantagens e desvantagens ofensivas e defensivas dos tipos I/J e K/L;
  • O processo era repetido até que todas as combinações tivessem “atacado” e “defendido”;
  • Por fim, todos os valores eram alocados em uma nova matriz para serem extraídos futuramente para o Excel.

print

Beleza, temos os números. Qual o próximo passo?

Como adiantado no começo do post, joguei todas essas informações em uma planilha do Excel para que ficasse mais fácil de visualizar e ordenar de acordo com nossas intenções. Além disso, foram feitos três últimos cálculos para completar a análise:

  • Subtotal Ofensivo: SuperVantagem*4 + Vantagem*2 + AtkNeutro*1 + Desvantagem*0,5 + SuperDesvantagem*0,25 + Inefetividade*0;
  • Subtotal Defensivo: SuperFraco*4 + Fraco*2 + DefNeutro*1 + Resistente*0,5 + SuperResitente*0,25 + Imune*0;
  • Saldo Final: Subtotal Ofensivo – Subtotal Defensivo.

print4

 

Com isso, tivemos tudo o que era necessário para responder as próximas perguntas!

Qual é a Combinação de Tipo Mais Eficiente Ofensivamente?

Fazendo uma ordenação do Sub Total Ofensivo, o mais eficiente será aquele que tiver o MAIOR valor:

print5

Terra/Gelo foi o vencedor. Podemos tirar a prova disso na grande quantidade de Super Vantagens e Vantagens que o tipo possui e a quase ausência de Desvantagens. Curiosamente, Lutador/Terra possui mais Super Vantagens, mas reparem que eles possuem bem menos Vantagens, diversas Desvantagens e uma Inefetividade (é incapaz de causar dano em Pokémons do tipo Fantasma/Voador). Também podemos notar a forte influência do tipo Terra na ofensividade, ocupando sete das dez primeiras posições. Ou seja, de 18 combinações possíveis com o tipo, mais de um terço delas está no top 10 (de 171!).

Portanto, para receberem os prêmios de mais eficiente ofensivamente, convido Mamoswine, o representante mais forte dos Terra/Gelo; Rhyperior, o representante mais forte dos Terra/Pedra, e Camerupt, o representante mais forte dos Terra/Fogo!



Qual é a Combinação de Tipos Mais Eficiente Defensivamente?

Bastou seguir a mesma lógica do anterior, mas na ordem inversa. Ou seja, o mais eficiente será aquele que tiver o MENOR valor de Sub Total Defensivo:

print6

Vitória dos Aço/Fada. Eles possuem diversas Resistências e Super Resistências além de três Imunidades (Venenoso, Dragão e Dragão/Venenoso). Também temos os Normal/Fantasma e Fantasma/Sombrio com um número de imunidades maior e até um número menor de fraquezas, mas acabam pecando na baixíssima quantidade de Resistências. Outro dado curioso é a presença de três tipos solos entre os dez primeiros: Elétrico, Normal e Aço. Tipos únicos possuem um moveset bem menos abrangente, mas também correm bem menos riscos de tomarem mais golpes super efetivos. E, por fim, assim como Terra predominou na ofensividade, Aço predominou na resistência ocupando metade do top 10!

Então, para receberem os prêmios de mais eficiente defensivamente, convido a lendária e novata Magearna, representante do tipo Aço/Fada; o veterano Skarmory, representante do tipo Voador/Aço, e o lendário Dialga, representante do tipo Aço/Dragão!

E Qual a Combinação Mais Equilibrada?

Essa é simples, basta fazer o Saldo entre os dois Sub Totais. Ganha quem tiver o MAIOR Saldo:

print7

Como era de se esperar, os tipos que mais predominaram ofensivamente e defensivamente combinariam no tipo mais equilibrado. E com folga! Destaques também para o tipo Lutador/Aço por ter aparecido pela primeira vez nas listas e para o tipo Fogo/Água por ser, além de um estreante, uma combinação que não levou Terra nem Aço na composição (e sim, existe um Pokémon desse tipo!).

Como Aço/Fada e Terra/Fogo já foram representados aqui, vamos dar o troféu de Pokémon mais equilibrado para o representante mais forte dos Terra/Aço: Steelix!

Considerações Finais

Obrigado a todos que chegaram até aqui e apreciaram esse trabalho que levou um ou dois dias inteiros quebrando a cabeça para corrigir bugs e falhas de cálculos. Como havia dito no começo do post, era uma curiosidade que sempre tive (e quem sabe até mesmo vocês), mas nunca tive os recursos, o conhecimento e a paciência pra fazer um estudo real sobre o tema até agora. Foi trabalhoso, mas foi recompensador. Entretanto, eu gostaria de esclarecer uma coisa importante sobre o estudo feito aqui: Não quer dizer que os Pokémons que receberam os “prêmios” sejam os mais fortes do jogo. Para analisar isso, teríamos de considerar muitas outras variáveis, como status base, natureza, habilidades, IV, EV, moveset, etc. A análise feita aqui leva em conta apenas seus Tipos e seu potencial para ser mais forte e mais resistente se todos os outros números forem desconsiderados. Uma análise mais profunda iria requerer muito mais cálculos e tempo livre, o que infelizmente não tenho agora pra isso (mas quem sabe no futuro);

Para quem quiser entender melhor a análise ou quiser ver outros dados de seu interesse em particular, estou deixando a disposição de vocês a planilha do Excel e o algoritmo do MatLab a disposição para download. Mais uma vez, obrigado a todos que acompanharam a análise e estou aberto para tirar quaisquer dúvidas sobre a pesquisa.

Até a próxima! o/

cxgx

Sou um cara qualquer que gosta de bancar o observador do universo. Passo metade do tempo vivendo e a outra metade tentando entender o sentido da vida. Curto jogos, animes, pixelart, quebra-cabeças, sou aspirante a músico e acompanho o time do Flamengo nas horas vagas. Estou sentindo o cheiro do hepta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *