Hey, Yuuko!
Animações Quadrinhos

Kobato: A pureza e a inocência que precisamos

Hanato Kobato tem um objetivo em mente quando ela chega na Terra. Esse objetivo é encher seu frasco com corações curados antes de atingir um ano. Ao fazê-lo, ela é concedida a sua vontade de ir para o lugar que ela mais deseja. Acompanhando a mocinha temos um cãozinho pelúcia bem ~diferenciado~ chamado Ioryogi, que a guia ao longo de sua jornada.  Ao longo do caminho, ela acaba trabalhando em uma creche que se localiza em uma cidade pequena, onde ela começa a curar os corações daqueles ao seu redor. Esses, meus queridos, é a sinopse de mais uma animação emocionante da CLAMP.

kobato-opening-large-01

Preciso confessar que  normalmente alguns dos animes da CLAMP terminam abertos ou inacabados, logo estava realmente esperando para Kobato fazer algo diferente. Eu estava hesitante para começar a assistir principalmente porque o mangá estava  em curso na época e eu não tinha certeza de como a série iria acabar. Felizmente, o final para Kobato terminou a série com um final original (fiel) que era tanto adequado comparado ao mangá, fazendo com que os 24 episódios valessem cada minuto.

198719-aliya06

No entanto, Kobato não é uma série que brilha imediatamente e o início é bastante lento e “metódico”. Demora algum tempo para personagens serem introduzidos e ainda mais tempo para cada um desenvolver sua própria personalidade definindo-os no anime. Kobato começa como uma história simples sobre a cura de corações em cada episódio, mas o enredo implícito é reunido ao longo do ano que Kobato gasta na Terra. Ele não fica muito complexo ou torcido, mas isso permite ao público apreciar as nuances e detalhes que fazem deste anime se destacar dentre tantos de seu gênero.

2127d26793a6f18cb42c2bff1543e3ee
Isto é tudo visto na segunda metade do anime, quando você vê todo o desenvolvimento da personagem entrar em jogo. O enredo avança rapidamente e todas as respostas e soluções que  Kobato está procurando, são mostradas. Devido à simplicidade da história, nada é apressado ou excessivamente dramático. A história evoca todas as emoções certas no momento certo, o que faz dele uma agradável experiência. O que mais gosto é o quanto a história prossegue sutilmente e ao mesmo tempo, os personagens reagem e se desenvolvem realisticamente em suas situações.

Kobato5647

Além do enredo simples e clichê, os personagens são o destaque, os trunfos de Kobato. Cada personagem tem sua própria personalidade distinta e um passado que resulta em quem eles são e o que mostram. Há também vários “crossovers” de outras produções CLAMP (por exemplo, Tsubasa Chronicles, Wish, Chobits) e enquanto isso não tira nada da experiência, os fãs de CLAMP se alegram com rostos familiares. Há apenas um punhado de personagens que não receberam sua história contada que era algo que eu gostaria de ver.

ES_Kobato_20_6a3bd470mkv-00023

Comecei Kobato esperando uma história rasa, inacabada e sem todos aqueles brilhos mágicos estilo CardCaptor. Sim, Kobato não é a lâmpada mais brilhante, mas sua paixão genuína por ajudar os outros atrai você para sua vida de coleta de corações curados e até mesmo o influencia em se tornar uma pessoa melhor. Kobato é simplesmente um anime que conta a história de uma menina e o que ela deseja, como ela chega lá e quem ela influencia no caminho. Eu acredito que, dado o seu gênero e enredo, esta história revela-se única e memorável em seu próprio universo. Clamp como sempre, arrasando.

Yuuko Kitsune

Yuuko Kitsune é uma elfa paladina viciada em comida japonesa. Amante de diversas culturas antigas e entusiasta da cultura pop, em especial a oriental. Dentre Quadrinhos, Livros e Desenhos, é uma bem chata em suas escolhas pessoais no que envolve jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *