Hey, Yuuko!
Girl poweR Reflexões & Opiniões

Precisamos Conversar – Momento Girl Power

Tirem os “mente fechadas” (mas podem deixar as crianças, porquê elas tem mente aberta) pois hoje iremos falar sobre um assunto considerado polêmico, o feminismo. Sim, é considerado polêmico, mas deveria ser levado com leveza, pois isso é algo bem natural. Segundo o dicionário Silveira Bueno, feminismo significa o movimento que prega igualdade entre os sexos; o site significados define como um movimento político, filosófico e social que defende igualdade de direitos entre homens e mulheres.

heroesofdccomicswallpapercollection00

Talvez você até conheça essas palavras, mas talvez nunca tenha pensado nelas na prática. O feminismo veio para dar a mulher o direito de escolha e de impor que o direito da mulher seja respeitado. Direitos esse que na verdade, nem deveria ter um movimento para serem cumpridos. São leis políticas, como o direito de voto e a permissão da mulher de se eleger, direitos sociais como a mulher receber um salário justo (não inferior ao homem, como costumamos ver por aí), de ter licença maternidade, de usar a roupa que quiser, de sair o horário que quiser. O feminismo também luta contra o assédio, seja ele sexual ou moral (assédio moral que nós sofremos no dia a dia e que a Yuuko e a Susu já sofreram dentro da comunidade geek).

E se você é homem, saiba que o feminismo é importante pra você também. Além de trazer benefícios para as mulheres que estão a sua volta, como as mulheres da sua família, sua namorada ou esposa e suas amigas, ele também traz benefícios para você. Como eu disse antes, o feminismo prega a igualdade entre os sexos. Isso cria uma liberdade aos esteriótipos de gêneros. Você pode chorar ao ler uma notícia emocionante sem ser taxado como “mulherzinha“, você pode ter empatia a sua colega de trabalho pois ela tem a mesma carga horaria do que você (as vezes, até superior), e ela recebe menos do que você. Você pode ser tão sensível quanto uma mulher e uma mulher pode ser tão forte quanto você, e acredite em mim, isso não é motivo de vergonha. (Recomendo assistir o discurso da Emma Watson pela ONU, no lançamento da campanha He for She )

ppf

Falei de esteriótipos acima e vamos deixar claro alguns aqui. Feminismo é diferente do machismo e do femismo. Em ambos dos termos considera um gênero sexual acima do outro, no caso do machismo é que o homem está acima da mulher e do femismo é que a mulher está acima do homem. Outro esteriótipo é que toda feminista não é vaidosa, seja de forma acima do peso, não usando maquiagem. Nem toda feminista luta contra a vaidade, e as que lutam é o pela forma que a sociedade cobra uma postura feminina padrão que nem sempre elas querem ter (um exemplo é quando algumas meninas estão com os cabelos cacheados maravilhos e às obrigam a usar cabelo liso, já li um depoimento de uma menina que não conseguiu emprego por causa disso). Para ser feminista não tem que ser ativista, tão pouco concordar com todos as manifestações (já que algumas são extremas, e poucas coisas extremas são bem aceitas). O fato de você concordar com os ideais e tentar pratica-los no dia a dia já te inclui a causa. E por último, vamos deixar claro que a mulher pode ser o que ela quiser, isso vai de ser uma grande arquiteta, uma lutadora de MMA e sim, ser dona de casa. Se fazer o que você faz te torna feliz, é isso que importa.

 

Suaian

Suaian é uma menina tão confusa quanto o seu nome, é apaixonada por mitologias e sagas literárias. Viciada em cultura pop, tenta acompanhar o máximo sobre moda, música, séries, filmes e livros e é designer nas horas vagas. Adepta do #GirlPower

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *