Hey, Yuuko!
d3sc0ntr0l3 Games Reflexões & Opiniões

Rattata, o Pokémon bastante subestimado

Saudações a todos,

019___rattata_by_pr0xis0ul-d9xhuaeFaz um bom tempo que escrevo algo aqui. Tem sido difícil pensar em algo interessante para compartilhar com os leitores quando se está em época de provas e desenvolvimento de projetos acadêmicos (que podem virar TCC). Mas, felizmente, sempre podemos alcançar picos de criatividade e ideias e, quando elas surgem, é bom aproveitarmos ao máximo a oportunidade e passar tudo o que puder pro papel para poder continuar posteriormente. E eis que, numa tarde de quinta pós-feriado, tive essa ideia de matéria enquanto jogava.

Rattata é aquele ratinho roxo do Pokémon que você encontra em tudo quanto é canto seja nos consoles portáteis, seja nos telefones celulares. Muitas vezes é indesejável e até mesmo tachado de praga. Entretanto, venho jogando Pokémon Yellow para compensar a falta de compatibilidade do meu telefone com PokémonGO e, no meu time, tinha um Rattata, que agora é um Raticate, apelidado carinhosamente de Xaropinho. (:3) Durante o jogo, notei que o desempenho dele em batalhas era surpreendentemente bom: conseguia derrubar pokémons adversários do mesmo level ou mais com um golpe só sem levar um arranhão. Então, comecei a questionar: será que o Rattata/Raticate é tão ruim assim? Na matéria de hoje, tentarei te convencer a valorizar os ratinhos que você tanto evita!

Para fins de esclarecimento, usarei informações presentes no site Bulbapedia.

Por que ele é uma “praga”?

Bom, a resposta mais rápida a se pensar é: porque ele está por toda a parte. Mas vamos expandir o raciocínio: por que ele está por toda a parte? Porque eles se reproduzem e se espalham rápido, assim como na natureza. E como eles se reproduzem e se espalham rápido? Eles sobrevivem! Mas como eles sobrevivem?? Eles são velozes!

status

Dando uma olhada rápida em seus status (usarei Raticate como referência), vemos que eles possuem status base de velocidade igual a 97, um valor bem acima da média para o universo Pokémon (78, se consideramos apenas as evoluções finais). Para se ter uma ideia, um Raticate pode vencer tranquilamente uma corrida contra um Dragonite (80) e fica praticamente empatado com outros possíveis pokémons “predadores” como Charizard (100), Raichu (100), Fearow (100), Pidgeot (101) e Scyther (105).

E quando os números não colaboram, sua habilidade especial Run Away (implementada na Geração III) lhe permite fugir de qualquer luta em qualquer circunstância, não importa quantos tentáculos, redemoinhos, teias de aranha ou olhares malignos estejam lhe prendendo.

Bom, sabemos que nosso ratinho é capaz de escapar do perigo tão rápido quanto um Usain Bolt. Mas e na hora do combate?!

Seus “golpes assinatura”

Nas últimas gerações, novos roedores entraram no universo Pokémon, mas até a terceira, Rattata e Raticate eram os únicos que podiam usar as técnicas Hyper Fang e Super Fang.

Hyper Fang é um golpe do tipo Normal com poder de ataque igual a 80, um valor relativamente alto para um ataque desse tipo. Para fins de comparação, golpes frequentemente usados como Flamethrower, Surf, Ice Beam e Thunderbolt possuem poder de ataque igual a 90 enquanto Earthquake chega a uma centena de poder.

Super Fang também é um golpe do tipo Normal, mas não possui um poder de ataque definido pois ele “apenas” reduz o HP do adversário pela metade, não importa se ele for feito de gelatina, pelo, escamas, pedra ou aço.

Com esses dois ataques somados a sua velocidade, os ratinhos são capazes de derrubar pokémons de quase todos os tipos e tamanhos em um ou dois turnos se estiverem no mesmo nível.

Sua versatilidade

Não existe Pokémon perfeito: ele sempre terá desvantagem contra algum outro dos mais de 700 Pokémons. É a lei do universo Pokémon e Rattata/Raticate não escapam dela. Entretanto, o que mais me surpreendeu neles foi a sua capacidade de contra atacar essas desvantagens.

typechart

É sempre bom carregar um desses consigo em suas jornadas!

Vejamos: eles são do tipo Normal. Uma ida rápida a primeira linha diagrama nos mostra que seus golpes são ineficazes contra Pedra e Aço e sequer atingem Fantasmas. Ainda por cima, apanham para golpes do tipo Lutador (sétima linha; primeira coluna).

19__rattata__vector__by_inkomingvirus-d5cy2upE como os ratinhos superam isso? Primeiramente, a recíproca Fantasma/Normal é verdadeira: golpes do tipo Fantasma também não atingem pokémons Normais! Além disso, da segunda geração em diante, com a implementação do tipo Sombrio, golpes como Bite e Crunch foram recategorizados para esse tipo. E são golpes que ambos aprendem e ainda por cima são super efetivos contra Fantasmas. Ou seja, as vantagens e desvantagens mudaram completamente de lado!

Em seguida, temos os pokémons do tipo Pedra e Aço. Como lidar com eles? Simples: Rattata/Raticate podem aprender o golpe Dig, do tipo Terra, através de TMs. Voltando ao diagrama, vemos que Terra é super efetivo contra ambos! Isto é, ele poderá causar o dobro de dano em um Steelix (Aço/Terra) e o QUÁDRUPLO em um Aggron (Aço/Pedra).

Também é possível ensinar muitos outros truques para eles através de TMs e HMs, inclusive Ice Beam e Thunderbolt! Portanto, tome cuidado na próxima vez que rir de um deles pois eles podem te eletrocutar ou te congelar pra roerem seu cadáver como se fosse um picolé…

Por outro lado, eles ainda terão desvantagens contra pokémons do tipo Lutador já que eles não são capazes de aprender golpes do tipos que têm vantagem contra eles (Voador, Psíquico e Fada). Então, é melhor correr e eles são profissionais nisso.

Mas ele é competitivo?

Bom, como falei antes: nenhum Pokémon é perfeito. Rattata e Raticate podem possuir velocidade alta e ataque razoável, mas não possuem HP nem defesa física e especial o suficiente para durar uma batalha. Eles tomarão a iniciativa e causarão um considerável dano, mas pokémons competitivos provavelmente terão uma boa defesa, barra de HP gigantesca e golpes devastadores que irão derrubá-los sem dificuldades. Portanto, dependendo da categoria de luta que você entrar, não convém confiar excessivamente nele.

Lembrem-se: Pokémons de jogadores são muito mais fortes do que suas espécimes selvagens ou treinadas por NPCs.

Falando em NPCs, e no jogo?

Aí, a história muda. Com os dados que temos, analisemos o desempenho dos nossos ratinhos contra todos os líderes de ginásio da primeira geração:

  • Brock – Pedra: Difícil. Rattata ainda é fraco e seus arranhões não farão nem cócegas nesses pedregulhos. Melhor deixar o serviço pra outro pokémon;

  • Misty – Água: Médio. Você não tem golpes super efetivos, mas considerando que Rattata já esteja no level 20, provavelmente já terá evoluído e aprendido Hyper Fang. Dá pra ganhar;

  • Lt. Surge – Elétrico: Fácil. Ainda na cidade de Cerulean (segundo ginásio), você pode pegar o TM que contém o Dig em uma das casas. Com um golpe do tipo Terra, você pode varrer todos os pokémons elétricos do ginásio mole mole;

  • Érika – Grama: Médio. Você terá que confiar apenas em seu Hyper Fang pois Dig não é efetivo contra Grama. Complicado, mas não impossível;

  • Koga – Venenoso: Fácil. Mesmo caso do Lt. Surge: Terra é super efetivo contra Venenoso. Dig neles! Talvez ele use um Golbat, que é Voador e não sofre dano de Terra. Se for o caso, Hyper Fang nele!

  • Sabrina – Psíquico: Médio-Fácil. Assim como Misty, você não tem golpes super efetivos pra sair na vantagem. É só você e seu Hyper Fang. Entretanto, da segunda geração em diante, Bite e Crunch se tornarão do tipo Sombrio, que são super efetivos contra Psíquicos. Vai depender bastante de que versão você está jogando;

  • Blaine – Fogo: Fácil. Terra também vence Fogo. Dig fará seu trabalho aqui mais uma vez;

  • Giovanni – Terra: Médio-Fácil. Diferente de alguns tipos, golpes do tipo Terra causam dano normal a pokémons do mesmo tipo ao invés de serem menos eficazes. Além disso, Giovanni costuma usar bastante Nidoqueen e Nidoking e ambos são Venenoso/Terra. Então, Dig será super efetivo aqui também. Dá pra ganhar²!

Como podemos ver, os ratinhos podem passar tranquilamente por 7 dos 8 ginásios da jornada. Ah, e tem mais um detalhe: Apesar de não ser um HM, Dig também pode ser utilizado fora de batalha para escapar de prédios/cavernas/dungeons sem precisar de Escape Rope!

372

Todos zoamos ele, mas ele com seu “Rattata Top Percentage” pode estar mais bem preparado para uma jornada do que nós!

Conclusão

Rattata/Raticate não é um pokémon god-tier, mas com golpes como Hyper Fang, Dig e Crunch, eles irão te levar longe sem derramar um pingo de suor. Então, respeita os ratinhos!

the_rattata_family_by_zerochan923600-d4lnczw

cxgx

Sou um cara qualquer que gosta de bancar o observador do universo. Passo metade do tempo vivendo e a outra metade tentando entender o sentido da vida. Curto jogos, animes, pixelart, quebra-cabeças, sou aspirante a músico e acompanho o time do Flamengo nas horas vagas. Estou sentindo o cheiro do hepta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *