Hey, Yuuko!
d3sc0ntr0l3 Games Reviews

Crie sua guilda e torne-se um explorador e cartógrafo em Etrian Odyssey

Saudações a Todos,

Gostaria de explorar cavernas, florestas e ruínas ao som de música ambiental de primeiríssima qualidade enquanto monta e administra sua guilda, luta contra monstros, faz diversas quests e desenha seus próprios mapas? Etrian Odyssey é um prato cheio pra você!

A franquia da Atlus, a mesma desenvolvedora de Shin Megami Tensei e Persona, está disponível nos portáteis Nintendo DS e 3DS e despertou o interesse dos jogadores por causa das qualidades mencionadas anteriormente e do seu baixo preço, principalmente em promoções na loja online dos aparelhos. Vamos dar uma olhada no que ele tem a oferecer:

Desenhe bem seus mapas para não ficar perdido

Etrian Odyssey é um RPG em primeira pessoa onde há bastante exploração em dungeons labirínticas repletas de tesouros e mistérios, mas também de armadilhas e monstros. Portanto, será de suma importância registrar cada detalhe para não se perder, saber por onde é seguro andar e como alguns inimigos mais fortes se comportam para poder evitá-los.

Crie sua própria guilda… do zero!

A segunda característica marcante do jogo é a ausência de protagonistas. Isto é, ao administrar sua guilda, você pode recrutar personagens de diversas classes disponíveis para compor sua equipe. Então, analise bem o potencial de cada classe e crie estratégias com habilidades de alquimistas, escoteiros, médicos, bruxos, guardiões, etc.

Faça quests e colete itens para ganhar exp e equipamentos melhorados

A cidade – Etria – possui dois estabelecimentos importantes: a taverna e a loja de armamentos. A taverna é o local onde você obtém informações, aceita quests de clientes e reporta seu cumprimento para clamar sua recompensa: itens, dinheiro e uma quantidade relevante de exp. Portanto, além das missões da história principal, cumprir quests é uma excelente maneira de subir de nível para quem não é muito afim de grinding excessivo. Então, conforme você avança nos calabouços, sempre fique de olho na taverna para novos trabalhos!

A loja de armamentos é o local onde você… compra armas! Porém, as armas, armaduras, acessórios e itens não ficam disponíveis de imediato. Para enriquecer o estoque da loja, você precisa obter as matérias-prima no labirinto e vendê-los para o dono da loja. A partir do material adquirido, novos equipamentos ficarão disponíveis para compra. Ou seja, conforme você avança nas dungeons e enfrenta monstros mais fortes, equipamentos mais fortes ficarão ao seu dispor.

Por fim, existem itens raros que exigem esforço maior para serem obtidos, como itens que só são droppados se o monstro for derrotado de uma maneira específica ou se você tiver um alto nível em habilidades de mineração, colheita ou poda e for garimpar no lugar certo. Geralmente, itens raros são bastante pedidos em quests ou são transformados em equipamentos poderosos.

Desfrute de uma trilha sonora de qualidade

A Atlus compôs obras-primas para Persona e Shin Megami Tensei. Com Etrian Odyssey, não seria diferente. Deem uma apreciada rápida nestes temas!



Evite ler os comentários dos vídeos para não tomar spoiler!

Pontos Negativos (ou nem tanto)

A única coisa que me decepcionou foi a “ilusão da escolha”. Em alguns diálogos, o jogo te dá a opção de escolher a fala do personagem, podendo até render algumas reações curiosas, mas não será nada que modificará o rumo do jogo, que mantém um plot linear. Porém, apesar dessa linearidade, você pelo menos tem a escolha de ser um herói corajoso, engraçado, sarcástico, medroso ou babaca, mesmo :v

Conclusão

Etrian Odyssey é um jogo simples, mas que tem MUITO a te oferecer. Se quiser dar uma chance, você pode baixar suas demos na Nintendo eShop. Se você gosta de protagonistas, também recomendo jogar os spin-offs Untold, que são remakes dos primeiros jogos da franquia com a inclusão de um modo história contendo um enredo único e personagens exclusivos.

Divirtam-se! o/

cxgx

Sou um cara qualquer que gosta de bancar o observador do universo. Passo metade do tempo vivendo e a outra metade tentando entender o sentido da vida. Curto jogos, animes, pixelart, quebra-cabeças, sou aspirante a músico e acompanho o time do Flamengo nas horas vagas. Estou sentindo o cheiro do hepta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *