Hey, Yuuko!
d3sc0ntr0l3 Games Reviews

Seja o vilão, mate heróis e construa sua masmorra em Boss Monster!

Seja o vilão, mate heróis e construa sua masmorra em Boss Monster!
Saudações a Todos,

Hoje, eu vou falar de um conteúdo diferenciado: um jogo de tabuleiro! Boss Monster foi um joguinho que tive o prazer de conhecer em minha época de intercâmbio e fiz questão de conseguir um exemplar na primeira oportunidade que tive. Desde então, ele só tem dado alegria pra mim e pros meus amigos em nossas jogatinas casuais e foi por isso que resolvi espalhar a palavra deste maravilhoso card/board game aqui!

Desenvolvido pela californiana Brotherwise Games, Boss Monster foi lançado em 2012 em um Kickstarter da empresa. Nele, você joga como um vilão, constrói o seu calabouço e possui o objetivo de eliminar a maior quantidade de aventureiros que adentram seus aposentos.

Conhecendo as Cartas

Boss: São os vilões do jogo ou, em outras palavras, o personagem com quem você joga sua aventura. Cada um possui uma habilidade especial que te dá uma grande vantagem nos momentos mais decisivos da partida.

Sala: Elas representam as salas da sua masmorra. Cada uma possui um efeito diferenciado, causam danos aos heróis que entram nelas e tesouros para atraí-los;

Heróis: São os aventureiros. Neste caso, seus inimigos. Cada um possui sua vida máxima e sua classe. Na expansão básica, são quatro classes representadas por quatro ícones: Clérigo (Cruz), Mago (Livro), Guerreiro (Espada) e Ladino (Dinheiro);

Magias: Com elas, você pode manipular o jogo ao seu favor concedendo mais dano às suas salas, atraindo heróis extras para sua dungeon ou se livrando de heróis mais fortes enquanto sua dungeon está fraca no early game. E, é claro, pode atrapalhar seus adversários desativando salas (elas não causarão dano nem ativarão efeitos), concedendo mais vida aos heróis, anulando magias, etc.

Agora, como se joga??

O jogo pode ser resumido da seguinte maneira:

  1. Cada jogador recebe um Boss aleatório;
  2. Em seguida, recebem 5 cartas de Sala e 2 cartas de Magia. Dessas 7 cartas, terão que descartar duas;
  3. Após o descarte, cada jogador constroi uma sala ao lado esquerdo do Boss;
  4. Heróis Entram na Cidade: Revele X herois comuns, sendo X a quantidade de jogadores na partida, e coloque-os na “cidade”. Quando os heróis comuns acabarem, comece a revelar os épicos!
  5. Fase de Construção: Cada jogador compra uma carta de sala e constroi uma sala ao lado mais esquerdo da dungeon ou por cima de uma sala já existente. O jogador pode optar por não construir salas também;
  6. Fase de IscaAqui, os Heróis na cidade são atraídos para as dungeons. Eles vão para a dungeon cujas salas tiverem mais ícones correspondentes ao de sua classe. Em outras palavras, eles vão para a dungeon que tiver mais tesouros de seu interesse;
  7. Fase de Aventura: É onde a porrada come. Um de cada vez, os heróis entram nas dungeons dos jogadores e vão recebendo dano conforme passam pelas salas, sempre da esquerda para a direita. Se a vida deles chegar a 0 antes de alcançarem o seu personagem, eles morrem e você ganha uma “alma”, caso contrário, eles te atacam e você ganha uma “ferida”. Heróis épicos têm mais vida e concedem duas almas, mas causam duas feridas também!
  8. Fase Final: Aqui, verifica-se a quantidade de almas e feridas de cada jogador. Quem tiver 10 almas vence o jogo; Quem tiver 5 feridas está eliminado;
  9. Retorne ao Passo 4 para o próximo turno e assim o jogo segue até alguém ganhar. Divirta-se! 🙂

Observações:

  • O jogo sempre “roda” na ordem do Boss que tiver mais XP pro que tiver menos;
  • Cada dungeon pode ter no máximo 5 salas laterais. A qualquer momento que você tiver cinco salas, você pode usar a habilidade Level Up do seu Boss e ela só pode ser utilizada uma única vez no jogo. Use na hora certa!
  • As Magias só podem ser jogadas na fases permitidas. Algumas só podem ser jogadas na Fase de Construção (símbolo do Martelo), outras somente na Fase de Aventura (símbolo do Machado) ou podem ser jogadas em ambas. Magias não podem ser jogadas na Entrada dos Heróis, Fase de Isca e Fase Final;
  • As regras estão mais detalhadas no manual do jogo. Isso foi só um resumo :v
Considerações Finais

Boss Monster está disponível tanto para jogo físico, traduzido pela editora Red Box, quanto digital para Android, iOS (apenas Tablets) e Steam. É um jogo que vai te entreter bastante fazer seus olhos brilharem pelo design retro das cartas, rapidez das partidas e inúmeras referências à cultura popular (Mario, Zelda, Metroid, Senhor dos Anéis, Star Wars, Harry Potter…). Por fim, o jogo também já conta com interessantes expansões colocando novas salas, chefes, magias, heróis e até itens (não presentes no set básico) e classes novas!

Joguem Bastante e Até a Próxima! o/

cxgx

Sou um cara qualquer que gosta de bancar o observador do universo. Passo metade do tempo vivendo e a outra metade tentando entender o sentido da vida. Curto jogos, animes, pixelart, quebra-cabeças, sou aspirante a músico e acompanho o time do Flamengo nas horas vagas. Estou sentindo o cheiro do hepta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *